Chanceler da Rússia diz que país não se considera em guerra com a Otan

Ainda que autoridades russas tenham trazido o tema à tona diversas vezes, Lavrov buscou argumentar que não há uma ameaça nuclear

Foto: Fraçois Lenoir

A Rússia não se considera em guerra com a Otan, apontou o chanceler russo, Serguei Lavrov, na sexta-feira (29), em declaração noticiada pela agência de notícias local RIA. Segundo ele, caso Moscou julgasse que o conflito é, na verdade, com a aliança militar capitaneada pelos EUA, os riscos de uma guerra nuclear aumentariam.
Ainda que autoridades russas tenham trazido o tema à tona diversas vezes, Lavrov buscou argumentar que não há uma ameaça nuclear por parte do Kremlin -segundo ele, essa eventualidade é discutida apenas pelas nações ocidentais.
Também nesta sexta o chanceler voltou a dizer que qualquer remessa de armas estrangeiras para a Ucrânia é um alvo legítimo para a Rússia. A fala é um recado direto justamente à Otan, que vê seus integrantes, a exemplo de EUA e Alemanha, intensificarem o repasse de equipamentos militares a Kiev.
Sobre as negociações por um cessar-fogo, ele culpou a Ucrânia pelo fracasso visto até aqui, afirmando que as conversas pararam “devido ao desejo de Kiev de, constantemente, provocar [o Kremlin]”.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, por sua vez, atribuiu a Moscou a responsabilidade pela demora de um acordo entre os dois países. Segundo ele, há um risco alto de as janelas de diálogo se fecharem.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: