O Ministério da Saúde da Argentina confirmou, nesta sexta-feira (27), o primeiro caso da varíola dos macacos no país, que também é o primeiro da América Latina. A informação foi divulgada pelo jornal Clarín.
De acordo com o que divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, o paciente voltou de uma viagem à Espanha no último dia 16 de maio e procurou atendimento em um hospital de Buenos Aires no domingo (22), com lesões pelo corpo e febre.
Nesta sexta, a chefe da Divisão Global de Preparação para Riscos Infecciosos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Sylvie Briand, pediu que as autoridades internacionais reajam rápido para conter a propagação da varíola dos macacos.
Cerca de 300 casos tiveram confirmação em 22 países desde 7 de maio, quando o primeiro paciente foi diagnosticado com a doença no Reino Unido. “Achamos que a prioridade atualmente é tentar conter essa transmissão em países não endêmicos”, disse Briand nesta sexta-feira (27), durante uma reunião da Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra.
O governo argentino ainda aguarda os resultados dos testes de sequenciamento do vírus para ter mais detalhes sobre o tipo de varíola dos macacos que causou a infecção.
“Estamos aguardando o sequenciamento para poder saber se é um tipo leve, como os que circulam na Europa ou se é mais grave”, disse uma fonte oficial ao jornal argentino. De acordo com o porta-voz, o paciente está em boas condições gerais e permaneceu isolado enquanto recebeu tratamento.