Na manhã da última quinta-feira (05), acompanhantes e funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de uma ação coletiva de orientação com o objetivo em aumentar a adesão à higienização das mãos.
A atividade, em referência ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, foi organizada pelas comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Educação Permanente em Saúde (NEPS) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Este ano, a ação de sensibilização teve como eixo principal, o reforço de cinco orientações direcionadas para a higienização das mãos: antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimento asséptico, após risco de exposição a fluídos corporais, após contato com paciente, após contato com as áreas próximas ao paciente.
De acordo com a enfermeira Ana Paula Lavigne, integrante do CCIH, a higienização das mãos é a medida individual mais simples e eficiente na prevenção das infecções relacionadas à saúde. “Através das mãos dos profissionais de saúde se realiza a assistência aos pacientes, mas quando não higienizadas corretamente as mãos podem se transformar em um veículo de microrganismos patogênicos (que transmitem doenças)”, explicou.