Um grupo de indígenas da etnia Tupinambá, da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, protesta na manhã desta quarta-feira (4), na BA-001, trecho próximo ao distrito de Olivença. Eles pedem o retorno de transporte público à comunidade e o cascalhamento da estrada de acesso ao povoado Acuípe do Meio.
O protesto começou por volta das 6h30 e, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os manifestantes bloqueiam o trecho próximo a um condomínio. O pedido dos indígenas é que os coletivos retornem a fazer a linha entre os povoados Águas de Olivença até Acuípe do Meio.
A linha que faz a ligação entre os povoados foi suspensa por causa da pandemia, para evitar a circulação de pessoas nas comunidades indígenas. A Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus informou que fará uma reunião com os líderes da manifestação nesta manhã, às 10h, para tentar negociar a situação.
As lideranças Tupinambás que formaram uma comissão para a negociação afirmam que, até que essa reunião seja feita, a pista permanecerá interditada.