A ampliação de dez novos leitos CTI para o Hospital de Base e o início da primeira etapa das obras para reabertura do São Lucas foram os dois principais temas tratados na tarde desta quinta-feira, dia 12, durante um encontro de augusto castro e Marcelo Queiroga. O prefeito de Itabuna foi recebido em Brasília pelo ministro da Saúde, num audiência que tratou do assunto.
Em conversa com o Blog do Bené, Augusto Castro disse “o encontro com ministro Marcelo Queiroga foi um grande passo para que, numa parceria entre as autoridades governamentais, as entidades e os profissionais do setor, Itabuna melhore ainda mais o atendimento à população, principalmente os mais carentes, e se consolide como um polo e uma referência da Saúde no nordeste”.
Marcelo Queiroga afirmou que “o Ministério da Saúde tem um compromisso de ampliar o acesso da Saúde de qualidade no Brasil e, naturalmente, inclui Itabuna. Ter esse sonho do Hospital São Lucas materializado é um dever de todos e nós vamos trabalhar para isso aconteça”.
Os recursos conseguidos, segundo o prefeito, serão destinados a reforma e reabertura do Hospital São Lucas numa projeto 100% pelo SUS-Sistema Único de Saúde. “É uma parceria da Prefeitura, Santa Casa de Itabuna e os governos do Estado e Federal. As obras começarão na primeira semana de janeiro. A previsão é que comece a operar parcialmente em junho próximo.
Nessa nova fase, os serviços do São Lucas serão ampliados. Pelo projeto, serão disponibilizados sessenta e dois leitos, sendo cinquenta e dois leitos clínicos e dez de UTI. Também a realização de cirurgias eletivas e o Serviço de Nefrologia da Santa Casa, com cinquenta máquinas, resultando no atendimento diário de cerca de trezentos pacientes, nos três turnos.
Já o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mantido pela Fasi-Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, é a maior unidade hospitalar ‘portas abertas’ do sul da Bahia, com atendimento para urgência e emergência 24 horas para toda região. “A injeção de novos recursos trará avanços significativos em todas as áreas, fazendo com que o atendimento melhore ainda mais”, garantiu Augusto Castro.
Escrita por: Escrito por: Ederivaldo Benedito - Informação ágil, texto leve, comentário objetivo
Notícia da Categoria: DESTAQUE