Milhares de filhotes de tartarugas-marinhas foram soltas ao mar nas praias de Ilhéus, Una, Itacaré e Uruçuca, no sul da Bahia. A soltura aconteceu no domingo (8), e foi monitorada por biólogos do projeto (A)Mar, que atua no monitoramento e preservação de animais marinhos.
A ação marca um recorde de nascimentos de tartarugas, em um só dia. Foram 2.400 filhotes da espécie pente e mais 168 da olivas, todos soltos no domingo.
Apesar da boa notícia do nascimento das tartarugas, no mesmo dia o projeto (A)mar registou encalhes de dois animais marinhos na região.
Uma tartaruga da espécie verde e uma ave marinha chamada Bobo Marron foram achadas mortas por banhistas, que acionaram especialistas. Os casos ocorreram na praia do Sargi, em Serra Grande. As causas das mortes são investigadas pelo Núcleo de Encalhe e Necropsia do projeto.
Ainda conforme o projeto, este ano já foram registados 73 casos de encalhes de animais marinhos no sul e extremo sul da Bahia: 54 tartarugas, 12 aves marinhas, cinco botos cinza, um golfinho e uma baleia da espécie kogia pigmeu.