Após um violento massacre por arma de fogo em uma escola primária no Texas, nos Estados Unidos, deixar 21 mortos, o estado recebe, a partir desta sexta-feira (27/5), a convenção de armas da Associação Nacional do Rifle (NRA). O evento anual acontece em Houston, que fica a 500 quilômetros de Uvalde, cidade onde o crime ocorreu.
Ao comentar o atentado, nessa quinta-feira (26/5), a organização disse que o atirador era “um criminoso isolado e problemático”. Além disso, afirmou que vai refletir sobre o massacre durante o evento, que tem início ao mesmo tempo em que o país debate a adoção de uma legislação mais rígida sobre o tema.
Identificado como Salvador Ramos, de 18 anos, o autor do tiroteio era um estudante do ensino médio e fugiu da casa onde vivia com os avós. Pessoas próximas ao atirador confirmaram à imprensa local que ele sofria bullying durante a adolescência e tinha problemas familiares. Na escola, ele era alvo de provocações por ser gago.
Veja a nota na qual a NRA lamenta o ocorrido e diz como a convenção”refletirá sobre o evento”:
Cancelamento
Previamente confirmado, o dono da empresa do fuzil utilizado por Salvador para dizimar dezenas de vidas, Daniel Defense afirmou através de um porta-voz que não comparecerá ao evento. O empresário também restringiu o acesso às suas publicação no Twitter, porque uma postagem na qual uma criança segurava um fuzil repercutiu muito mal após a chacina.
por taboolaconteudo patrocinado
Dias após o massacre, em 16 de maio, Defense havia postado uma foto publicitária de uma criança segurando um rifle AR-15. “Ensina a criança no caminho que deve andar e, quando envelhecer, não se desviará dele”, dizia a legenda, em menção a uma passagem bíblica.
Segundo a imprensa norte-americana, o empresário afirmou que o momento não seria adequado para a exposição dos produtos “devido à horrível tragédia de Uvalde, onde um dos nossos produtos foi utilizado de maneira criminosa. Acreditamos que não é apropriado promover nossos produtos nesta semana”, reiterou.
Autodeclarado armamentista, o ex-presidente Donnald Trump é um dos que já confirmaram presença na feira de armas de fogo. “Os Estados Unidos precisam de verdadeiras soluções e de uma verdadeira liderança neste momento, não de políticos e declarações partidárias”. “É por isso que respeitarei meu engajamento de falar na convenção da NRA no Texas”, afirmou o político.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.