"Vamos lutar a todo custo e vamos lutar até ao fim. Esta é a única opção para a China", disse Wei Fenghe durante um discurso no Diálogo Shangri-La, um fórum anual de segurança realizado em Singapura.
"Aqueles que procuram a independência de Taiwan com o objetivo de dividir a China certamente não alcançarão os seus objetivos", acrescentou. E sublinhou: "Ninguém deve subestimar a determinação e a capacidade das forças armadas chinesas na salvaguarda da sua integridade territorial".
Por outro lado, Wei Fenghe ressaltou que a "China conseguirá definitivamente a reunificação" com Taiwan, salientando que o ideal seria alcançá-la pela via pacífica.
O discurso do responsável chinês ocorreu um dia após o secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, também presente no fórum em Singapura, ter denunciando a atividade militar "provocativa e desestabilizadora" de Pequim perto de Taiwan.
Wei Fenghe já tinha referido na sexta-feira, durante um encontro com Lloyd Austin, que a China "esmagará de forma determinada" qualquer tentativa de independência da ilha.