O Brasil foi o país que mais recebeu investimentos da China no mundo durante o ano de 2021, de acordo com dados divulgados pelo Centro Empresarial Brasil-China (CEBC). No total, o investimento chinês no Brasil chegou a US$ 5,9 bilhões ano passado, maior valor desde 2017.
O relatório indica ampla diversificação de investimentos, chegando a setores como tecnologia da informação, petróleo, energia e finanças. Na comparação com 2020, a alta foi de 208%, o que representa recuperação após a queda na pandemia.
O investimento no Brasil significou 13,6% do total do investimento chinês no mundo, seguido por Países Baixos e Colômbia. Em termos de valores dos projetos, a área de petróleo absorveu 85% do total aportado no Brasil em 2021.
Os dados foram divulgados dias após o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmar que não quer ver “a chinesada quebrar nossas fábricas”, durante um almoço com empresários do agronegócio, o que gerou, segundo especialistas, novo mal-estar com o maior parceiro comercial do país. (Atarde)