A Agência Meteorológica do Japão emitiu, neste sábado (17), alerta especial de tufão para a prefeitura de Kagoshima, em Kyushu, a mais ao sul das principais ilhas daquele país. A região se prepara para um supertufão poderoso e potencialmente destrutivo.
O alerta chegou após a agência ter pedido que os moradores se retirassem de partes de Kyushu mais cedo, antes do tufão Nanmadol, que deve trazer até meio metro de chuva quando atingir a região no domingo.
O Nanmadol é classificado como um supertufão pelo Centro de Alerta Conjunto de Tufão da Marinha dos EUA e tem o potencial de ser a tempestade tropical mais destrutiva a atingir o Japão em décadas.
O 14º tufão desta temporada estava próximo da ilha de Minami-Daito, no sul do Japão, dirigindo-se ao noroeste a 20 km/h, na tarde de sábado. Ventos no centro da tempestade sopravam a 198 km/h, com rajadas de até 270 km/h, segundo a agência japonesa. Ryuta Kurora, autoridade da Agência Meteorológica do Japão, pediu que moradores se retirem do local.