Sob comando de Daniel Ortega, o governo da Nicarágua retirou da TV o canal da CNN en Español nesta quinta-feira (22). Segundo informações da CNN Brasil, até então não foi informado o motivo da remoção do sinal da emissora no país.
“Na CNN en Español, acreditamos no papel vital que a liberdade de imprensa desempenha em uma democracia saudável. Hoje, o governo da Nicarágua desativou nosso sinal de televisão, negando aos nicaraguenses notícias e informações de nossa rede, na qual eles confiam há mais de 25 anos”, declarou a emissora, por meio de nota.
Sem o sinal na TV, a CNN en Español informou que “continuará cumprindo sua responsabilidade com o público nicaraguense” e anunciou que irá manter a programação por meio da internet, através do site CNNEspanol.com. “A CNN defende as reportagens de nossa rede e reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência”, concluiu.
Daniel Ortega foi reeleito presidente da Nicarágua em novembro de 2021, para o quinto mandato, sendo o quarto consecutivo. O pleito foi questionado pelos Estados Unidos, União Europeia, Organização dos Estados Americanos (OEA) e Nações Unidas, que apontaram ausência de condições para eleições justas e democráticas no país.
Durante o processo eleitoral, 39 líderes opositores foram presos, sendo sete deles presidenciáveis. Além disso, três partidos políticos adversários foram inabilitados.