A empresa Rota Transportes, integrante do Grupo Brasileiro, participou da campanha McDia Feliz 2022, realizada sábado, dia 27 de agosto, em Itabuna, com o objetivo de arrecadar recursos para colaborar com o tratamento de crianças atendidas pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Gacc Sul Bahia. Como ainda estamos convivendo com restrições sanitárias, em virtude da pandemia da Covid-19, este ano, os lanches adquiridos foram entregues diretamente nas creches Irmã Margarida e Maria Goretti, para alunos e professores.
A ação social da Rota Transportes no McDia Feliz já é tradicional. A empresa incentiva a participação das crianças das creches Irmã Margarida, no Maria Pinheiro, e Maria Goretti, no bairro Mangabinha, durante a realização do evento. Ao mesmo tempo, a renda obtida com a comercialização dos sanduíches beneficia crianças e adolescentes em tratamento de câncer residentes do interior da Bahia.
Este ano, além da aquisição dos tickets de sanduíches e sucos, a Rota também proporcionou o transporte de algumas crianças patrocinadas pela Igreja Maranata e pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (AACRRI). Uma equipe de colaboradores voluntários da empresa atuou em toda a logística da campanha para que a meta fosse alcançada, com a presença do mascote Rotinha, personagem que faz a alegria das crianças.
A vice-diretora da Creche Maria Goretti - que atende a 120 crianças em tempo integral, Cleide Fernandes, afirmou que os alunos ficam ansiosos quando a data da campanha se aproxima. "A gente não deixa de acolher esse gesto solidário da Rota, que é bom tanto para as nossas crianças, quanto para as crianças do Gaac. É uma parceria muito boa. Com a pandemia, não dava para levá-las ao Shopping. Optamos para fazer aqui na creche, gostamos da experiência do ano passado. A turminha gostou mesmo. Eles amaram, todas as crianças queriam tirar foto com o Rotinha", afirmou a professora.
A Creche Irmã Margarida, fundada há 35 anos, presta assistência a 190 crianças, de 2 a 5 anos, sendo que as crianças com idade de 5 anos frequentam apenas um turno, mas participam dos projetos paralelos, como reforço escolar, dança e balé, em horário integral. A vice-presidente, psicóloga Maria Auxiliadora Costa, informou que desenvolveu uma atividade junto às crianças mostrando o talento delas, antes da equipe da Rota chegar com os lanches.
"Quando chegou, elas interagiram muito bem, inclusive, fizeram a dança do Rotinha. A gente enfatizou que não era apenas um lanche que receberiam, que a empresa está contribuindo para uma ação grandiosa, que é o McDia Feliz, cuja renda é revertida para o Gacc - Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Fizemos também uma homenagem à Rota e entregamos um vaso com a margarida (flor que simboliza o amor da instituição), confeccionado pelos adolescentes em forma de gratidão", declarou Maria Auxiliadora.
Os colaboradores da Rota Transportes envolvidos na programação foram: Janine Cézar (secretária), Jaciara Santos (coordenadora de Recursos Humanos), Jad Gama, a estagiária Gabriela Portela, o assistente de Marketing, Tony Carvalho, Weslley Teixeira, Talita Souto, Adriana Fagundes e o motorista Rogério Souza.
O Gacc Sul Bahia atende crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, residentes na região sul, extremo sul, sudoeste e oeste baiano, com a finalidade de garantir o direito ao tratamento do câncer com melhor qualidade de vida.
O McDia Feliz é o principal evento beneficente da rede McDonald's e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. Na data, toda a renda obtida com a venda de Big Mac é revertida para a campanha que é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.
Em 2021, a arrecadação total foi de R$ 22,5 milhões, valor destinado a 66 projetos de 56 instituições em 19 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, atendidas pelo Instituto Ronald McDonald, que atua com oncologia pediátrica, além de projetos educacionais conduzidos pelo Instituto Ayrton Senna.