Celebrando 20 anos, Colégio Modelo recebe Exposição Toponímia de Itabuna: Ruas e Avenidas que revelam Histórias

 


Celebrando 20 anos de fundação, o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, das mais tradicionais instituições de ensino de Itabuna, no sul baiano, recebeu, esta semana, dias 13 e 14 a exposição fotográfica “Toponímia de Itabuna: Ruas e Avenidas que revelam Histórias”, a convite da professora Mirela Januário Hottis.

A atividade foi coordenada pela Professora Janete Ruiz de Macedo, do Departamento de História da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC) e curadora do Centro Cultural Teosópolis (CCT).
De acordo com a educadora, a exposição foi uma oportunidade de proporcionar aos alunos da instituição pública de ensino conhecimento histórico de Itabuna, através de personagens, “verdadeiros desbravadores que construíram e fizeram a história do município de Itabuna”, ela ressaltou.
A exposição, agora itinerante, é realizada em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC) através do Centro de Documentação e Memória(CEDOC) e o CCT.
Para o reitor da Uesc Alessandro Fernandes “A exposição traz para nossos jovens a compreensão de como foi construída a nossa Itabuna”, ele diz. A professora Mirela Januário Hottis agradeceu a chegada da exposição em um momento histórico da escola, oportunizando aos seus alunos conhecer a história do município.
A exposição que é um verdadeiro sobrevoo sobre o município. No passeio por Itabuna, por meio de painéis, é relatada a história de vida do Comendador Firmino Alves, Olinto Leone, Aziz Maron, Mário Padre, Barão do Rio Branco, Inácio Tosta Filho, Lafayete Borborema, Juraci Magalhães, Felix Mendonça, José Soares Pinheiro, Corbiniano Freire, Gileno Amado, Amélia Amado.
Conta ainda o legado do Pastor Hélio Lourenço, Fernando Cordier, Manoel Leão, Laura Conceição, João Soares, Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Simão Fitterman, José Alcântara, Sarinha Alcântara, Paulino Vieira e outros personagens que dão nome a ruas e bairros de Itabuna, verdadeiros desbravadores e beneméritos do município.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: