O governador Rui Costa condenou nesta segunda-feira (24), em conversa com a imprensa, a atitude do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que inicialmente reagiu a um mandado de prisão contra ele atirando e lançando duas granadas contra uma equipe da Polícia Federal. “Realmente o país está numa péssima situação. Nossa democracia corre risco com essa gente e com o que eles têm feito no pais”, disse Rui, que revelou ter ficado “estarrecido” quando viu o fuzil usado por Jefferson.
Para o chefe do Executivo estadual, que se solidarizou com os dois policiais atingidos no “triste episódio”, é preciso coibir com firmeza a violência contra as instituições. Rui Costa avalia que o episódio, ocorrido no domingo (23), não é um caso isolado. “Faz parte da prática de uma ceita que reúne criminosos em vários lugares”, disse. “Infelizmente, é a disseminação do ódio, da violência e do armamento”.
Rui Costa também criticou a forma como a reação à prisão do ex-deputado foi conduzida. O ministro da Justiça, Anderson Torres, foi designado para acompanhar o caso. Além disso, vídeo disponível nas redes sociais mostra policiais conversando com Roberto Jefferson antes dele se entregar.
” Além de tudo, isso significa um péssimo recado para os criminosos, pela forma como ele foi tratado depois. Para os criminosos é como se dissesse você pode atirar com fuzil na polícia federal, na polícia estadual, porque depois vocês serão abraçados pelo ministro da Justiça e vai sair abraçado pelos amigos do presidente da República”, protestou Rui.