Putin declara lei marcial em áreas anexadas na Ucrania




O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (19) que vai introduzir a lei marcial nas quatro regiões da Ucrânia anexadas em setembro – Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk.

Com o alerta, o trânsito de pessoas e veículos será limitado e sujeito a fiscalização mais dura por parte da polícia e das forças militares. Um comitê encabeçado pelo premiê Mikhail Michustin deverá detalhar medidas adicionais.

Já a lei marcial nas duas autoproclamadas repúblicas do Donbass, Lugansk e Donetsk (leste), e nas regiões administrativas de Kherson e Zaporíjia (sul) implica um total controle sobre a vida civil e a possibilidade de medidas militares mais drásticas.

Em um decreto publicado também nesta quarta, Putin restringiu o movimento de entrada e saída de civis de oito regiões russas e anexadas por Moscou: Krasnodar, Belgorod, Bryansk, Voronezh, Kursk e Rostov, todas próximas à Ucrânia, e os territórios da Crimeia e Sebastopol, que a Rússia anexou ilegalmente em 2014.

As medidas, com quase oito meses de guerra, marcam a mais recente escalada de Putin para combater uma série de grandes derrotas para as forças ucranianas desde o início de setembro
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: