Usuários do WhatsApp vão poder comprar e pagar produtos pelo aplicativo




A Meta, controladora do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, anunciou na quinta-feira (17) que vai testar uma ferramenta de compras e pagamentos diretamente no WhatsApp Business no Brasil. Com o recurso, será possível acessar o catálogo de produtos de lojas que estão no WhatsApp, selecionar e pagar as mercadorias pelo app.

Além disso, o WhatsApp também vai incluir uma aba de pesquisas no mensageiro, para que os usuários possam procurar por lojas e restaurantes que ofereçam o serviço. A ferramenta foi divulgada por Mark Zuckerberg, presidente da Meta, em um anúncio feito durante o WhatsApp Business Summit, evento que aconteceu em São Paulo nesta quinta.

Inédita no Brasil, a função chega como um teste, após ter sido lançada na Índia, no mês passado. A ideia é que o recurso funcione como um app de delivery ou um e-commerce, em que todo o processo de compra é realizado dentro do mesmo aplicativo. Para isso, o WhatsApp tem testado parcerias com empresas de pagamento como Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede.

Usuários podem pagar com cartões de débito ou crédito com as bandeiras Visa ou Mastercard. “Se você gerencia um negócio no Brasil, isso significa que as pessoas poderão te encontrar, falar com você e comprar de você, tudo diretamente no WhatsApp, e estamos trabalhando para levar essa experiência para mais países nos próximos meses. Esse é o próximo passo para a mensageria de negócios”, afirmou Zuckerberg em uma mensagem apresentada no evento.

Para fazer uma compra, é necessário que o usuário acesse o catálogo da loja, selecione o produto e clique em “enviar pedido”, para que o estabelecimento possa fazer a revisão da compra. Do lado do comerciante, o app permite pequenas edições, como a adição de desconto ou impostos e frete, por exemplo. Depois de pronto o pedido, a loja o confirma e envia a solicitação de pagamento ao cliente. A transação não gera links fora do app.

De acordo com Matthew Idema, vice-presidente de Business Messaging na Meta, a expectativa é que o teste traga mais negócios para dentro do mensageiro uma vez que o recurso esteja disponível para todos os usuários.

“Esperamos que essa ferramenta aumente o número de usuários no produto. Temos a demanda e passamos muito tempo construindo uma plataforma da qual qualquer banco possa participar. Esse é um passo importante para termos cobertura no país”, afirmou Idema em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

A nova ferramenta ainda abre espaço para que outros tipos de negócio possam utilizar a plataforma, como supermercados e comércios de produtos perecíveis, por exemplo. A interface de seleção de itens também foi otimizada para compras do tipo, que incluem a possibilidade de selecionar vários itens ou graduações, como produtos vendidos por gramas ou litros.

“É natural que o nosso próximo passo na experiência de compra no WhatsApp seja fazer com que seja possível que as pessoas possam comprar direto na plataforma. Vimos uma demanda grande para isso.”

Outro recurso anunciado foi o Guia de Negócios, que permite a usuários fazer buscas por lojas, restaurantes e outros pequenos e médios estabelecimentos próximos à sua localização. O projeto foi testado como piloto em São Paulo no último ano e, agora, deve ser expandido para todo o Brasil.

Para encontrar as empresas, o usuário precisa compartilhar sua localização, para que o app identifique quais são os estabelecimentos próximos. Em seguida, uma lista de lojas que têm a opção de comunicação com o WhatsApp Business ficam disponíveis para visualização. No app, o usuário pode acessar o ícone de “nova conversa”, ir ao menu “descobrir” e clicar em “empresas”.

Apesar do foco em pequenos comércios, o WhatsApp também vai disponibilizar a API de localização para grandes empresas que quiserem aparecer nas buscas — para elas, porém, será necessário que os usuários procurem ativamente pelo nome do estabelecimento para checar se há alguma loja disponível nas proximidades.

Ainda não há data para que a ferramenta de pagamento de comprar esteja disponível às empresas no WhatsApp Business. O Guia de Negócios está presente para os usuários desde a quinta-feira passada.
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