A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta quinta-feira que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve começar a anunciar “alguns nomes” de ministros do futuro governo a partir desta sexta-feira.
— O presidente deve começar amanhã a divulgar (os nomes). Ele estava querendo deixar para depois da diplomação, mas tem muita especulação. Aquilo que ele já tem certeza, que está certo, ele quer divulgar amanhã — afirmou Gleisi, após reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília.
Pouco depois da declaração, a equipe de Lula convocou a imprensa para uma declaração do presidente eleito nesta sexta-feira pela manhã no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição.
Alguns nomes já são ventilados, como o do senador eleito Flavio Dino (PSB), cotado para assumir o Ministério da Justiça. Dino e Lula almoçam juntos nesta quinta-feira no hotel onde o petista está hospedado.
Fernando Haddad (PT) é cotado para assumir o Ministério da Fazenda e teve sua primeira reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira. Afirmou, no entanto, que não foi como ministeriável e sim como membro do gabinete de transição para tratar de assuntos de interesse do grupo.
Está cotada também a indicação do ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro para o Ministério da Defesa.
Na última semana, Lula afirmou que só anunciaria os nomes do seu ministério depois da sua diplomação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcada para o dia 12. O petista afirmou, no entanto, que já tinha 80% do ministério formado “na cabeça”.