O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu ao deputado Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara, o cargo de ministro da Integração Nacional. As informações são da Folha de S. Paulo.
Elmar foi relator da PEC que abriu espaço no Orçamento de 2023 para o governo Lula. Caso seja confirmada a nomeação do parlamentar baiano, a Codevasf (Cia. de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) seguirá sob seu controle. O órgão, cobiçado pelo centrão, já foi presidido por um indicado de Elmar e ficaria vinculado à Integração.
Ainda de acordo com a Folha, a oferta foi feita em reunião na tarde de quinta-feira (22), em Brasília. Lula recebeu Elmar e o senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Apesar da resistência do PT ao nome de Elmar, participantes das negociações consideram sua ida ao ministério praticamente certa. Essa negociação seria parte de uma compensação pela aprovação da PEC. Além disso, reflete a boa relação do parlamentar com o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).
O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), aliado do PT na Bahia, chegou a se manifestar nas redes sociais contra a ida de Elmar para o governo Lula. Ele disse que o União Brasil ‘passa dos limites’ ao querer o deputado como ministro.