O governado eleito Jerônimo Rodrigues (PT) fará o anúncio da primeira leva do seu time de secretários na tarde desta segunda-feira (19). O petista deve seguir o manual do correligionário de Luiz Inácio Lula da Silva e mostrar apenas uma parcela dos indicados, que devem ocupar as pastas com mais peso no governo. Os nomes divulgados incluem novidades e também manutenção de postos-chave da administração, conforme fontes do Bahia Notícias.
Entre as pastas que devem ter os titulares confirmados hoje, está a Casa Civil que deve ser ocupada por pelo deputado federal Afonso Florence (PT). Adolpho Loyola, que chegou a ser cotado ao posto, deve ficar como chefe de Gabinete de Jerônimo Rodrigues. A lista de novidades ainda tem os deputados estaduais Osni Cardoso (PT) na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Ângelo Almeida (PSB) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) o indicado deve ser o deputado federal Sérgio Brito (PSD).
Entre as permanências da atual gestão, de Rui Costa (PT), estão Luiz Caetano, nas Relações Institucionais, André Curvello, na Comunicação, e Manoel Vitório, na Fazenda. Uma pasta agora reforçada com a incorporação da Bahiatursa, a Secretaria de Turismo deve continuar com Maurício Bacelar (PV). Curvello e Vitório chegaram a ser cotados para acompanharem Rui como chefe da Casa Civil de Luiz Inácio Lula da Silva, porém acabaram ficando na Bahia.
Fora do radar, os nomes de Brito e Bacelar talvez sejam as surpresas a serem apresentadas por Jerônimo. Com o parlamentar na Sedur, o PSD deve manter os atuais espaços – a outra pasta, Infraestrutura, ainda não tem um titular definido, no contexto de que Marcus Cavalcanti pode ser alçado a uma função de primeiro ou segundo escalão na Esplanada dos Ministérios. Já o posto a ser ocupado pelo PV vinha sendo cotado para ser ocupado por Diogo Medrado, que ainda não figura entre os futuros secretários.