Da Redação
O ex-presidente Jair Bolsonaro poderia “eventualmente decidir pedir um visto mais permanente” para permanecer na Flórida, disse um de seus advogados ao jornal britânico Financial Times nesta segunda-feira. O representante, Felipe Alexandre, confirmou que o ex-mandatário deu entrada em uma solicitação para um visto de turismo que o permita ficar seis meses em solo americano, como havia antecipado a colunista Bela Megale há três dias.
A declaração coincide com o aumento das dúvidas sobre por quanto tempo Bolsonaro pretende permanecer na Flórida, criando uma saia justa para a Casa Branca após os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. O ex-presidente está nos EUA desde 30 de janeiro, antevéspera do fim de seu mandato.
— Eu acho que a Flórida será sua casa temporária fora de casa — disse o advogado, fundador da firma AG Immigration, ao jornal britânico. — Agora, com essa situação, acho que ele precisa de um pouco de estabilidade.
No fim de semana, o senador Flávio Bolsonaro disse que o retorno de seu pai ao Brasil “pode ser amanhã, daqui a seis meses ou nunca”.
Ao FT, Alexandre disse ter aconselhado Bolsonaro a não deixar o território americano enquanto a nova autorização é processada, deixando em aberto a possibilidade de eventualmente pedir também um visto mais permanente, sem dar mais detalhes.