Da Redação
Um dia antes da posse, apoiadores do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram neste sábado (31) à Esplanada dos Ministérios para fazer um “reconhecimento do terreno” e se planejar para a cerimônia de amanhã.
O clima na Esplanada é de festejo e encontro de turistas que vieram passar o Réveillon na capital só para ver Lula subir a rampa do Palácio do Planalto.
Os militares se aglomeravam para cantar as músicas “Apesar de você”, do Chico Buarque, e “Ole ole ole olá”, canto usado durante a campanha presidencial. Eles também aplaudiam a retirada dos últimos banners com o logo “Pátria Amada Brasil”, marca do governo Jair Bolonaro, dos prédios dos ministérios e faziam selfies com os caminhões de mudança que ainda circulam pela Esplanada.
Outros apoiadores vieram para se certificar da segurança do local. Há uma preocupação entre os militantes.
— Minha família não queria que eu viesse. Mas estou falando com com eles e mandando foto toda hora para mostrar que está tudo direitinho. Não podia perder esse momento — disse a professora Rossane Interaminense, de 57 anos, que veio de Caruaru (PE).
Ela afirmou que se sentiu mais tranquila quando percebeu que a cidade está cheia de apoiadores de Lula.
— Desde o aeroporto, da panificadora até o hotel, por onde a gente passa tem festa. A vibe é muito boa — completou a professora Silvana Vieira, de 60 anos, ao lado dela — Eu fiz questão de vir porque essa vitória é simbólica. E quando falamos que somos do nordeste, as pessoas nos agradecem — diz Silvana, que veio de João Pessoa.
Grande parte das pessoas que vieram à Esplanada hoje são da região Nordeste e trazem camisetas e bandeiras dos seus Estados.
— Essa posse é mais importante do que a de 2002. Viemos ver a história sendo contada para contá-la depois. Nos últimos quatro anos, a gente se desconheceu. A energia agora é de tomada de território, de reconstrução — afirmou Valéria Pinheiro, de 49 anos, que veio de Crato, no Ceará, em frente ao palco que está sendo montado para os shows.