As demandas da Bahia para o governo federal foram apresentadas pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta sexta-feira (27), no primeiro encontro entre os gestores dos 26 estados e do Distrito Federal com o presidente Lula. “Apresentamos ao presidente e aos ministros as demandas da Bahia, principalmente em relação à segurança pública, saúde, educação e infraestrutura, a construção da ponte que vai ligar Salvador e Itaparica e o desenvolvimento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), além de uma agenda de duplicação das BRs que passam pelo Estado”, relatou Jerônimo.
Junto com os outros oito estados nordestinos, Jerônimo abordou ainda a necessidade de se facilitar a utilização de energia renovável na rede nacional. Criado em 2019, o Consórcio Nordeste se reuniu no dia 20, em João Pessoa (PB), para definir ações e políticas públicas em comum. O resultado do encontro foi apresentado nesta sexta, no Fórum Nacional de Governadores com o presidente.
Além do presidente, a reunião teve as participações do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Gerado Alckmin; e dos ministros da Casa Civil, o baiano Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Lula destacou a importância do sentimento de civilização e receptividade para uma relação de cooperação e paz entre os poderes. “Não há por parte do presidente da República, nem do vice-presidente da República, nenhum veto a qualquer companheiro ou companheira que queira conversar. A porta deste Palácio estará aberta a todo governador, governadora que tiver uma demanda que precise ser discutida com o governo federal”.