Abin é transferida para Casa Civil, sob comando de Rui Costa




Da Redação

Abin é transferida para Casa Civil, sob o comando de Rui Costa

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (10) publicou a medida provisória que transfere a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para a Casa Civil, comandada por Rui Costa.

A decisão tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem de uma ideia que surgiu ainda durante a transição. Integrantes do atual governo se incomodavam com a composição ideologizada que a pasta passou a ter, sob a gestão do antecessor, Jair Bolsonaro (PL).

No primeiro dia após a posse, Lula editou uma medida tirando a segurança presidencial do GSI. Apesar de ter se iniciado na transição, o governo julgava que a discussão sobre a mudança na Abin ainda não estava madura para avançar.

Auxiliares palacianos afirmaram à Folha de S. Paulo que o debate ganhou força novamente após 8 de janeiro, quando apoiadores golpistas do ex-presidente tomaram e depredaram a sede dos três poderes.

O general Augusto Heleno estava à frente do ministério até o ano passado. Na Abin do governo Lula, o comando ficará com o ex-diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Luiz Fernando Corrêa, ex-diretor-geral da PF.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: