Antes da lista oficial, Nordeste tem cinco alunos nota mil na redação do Enem




O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (9), os resultados das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2022, que dá acesso à maioria das instituições públicas de ensino superior no Brasil. Até o momento, antes da divulgação oficial dos candidatos que tiraram nota mil na prova de redação, cinco estudantes do Nordeste já figuram na lista honrosa.

Com 17 anos, Maria Eduarda Braz, de Natal (RN), concluiu o ensino médio no ano passado e obteve nota máxima na redação do Enem. Esse também foi o desempenho de Carina Moura, de 18 anos, moradora de Frei Miguelinho, em Pernambuco.

Outro candidato nota mil é o gaúcho Luiz Felipe Alves Paiva Brito, 24 anos, radicado em Maceió (AL) desde 2010. Completam a lista Ana Carolina Angelim Damasceno, 20, de Teresina (PI), e Erik Quadros, 23, de Salvador.





No Enem de 2021, apenas 22 estudantes de todo o país conseguiram a nota máxima na redação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para merecer essa pontuação, os textos dissertativos devem atender diversos requisitos, a exemplo de coesão, coerência, escrita formal e proposta de intervenção sobre o problema abordado como tema da dissertação.

Os candidatos também devem, ainda segundo o MEC, demonstrar e articular repertório sociocultural na construção de argumentos que sustentem suas proposições.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: