Criança Yanomami morre com desnutrição grave em Roraima




Uma criança Yanomami morreu no sábado (25) com sintomas de pneumonia e desnutrição grave. De acordo com o portal G1, a vítima estava internada em Surucucu, unidade referência em saúde da Terra Indígena Yanomami. A morte foi informada à Rede Amazônica por Júnior Hekurari, presidente presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami (Condisi-YY).

Ainda segundo a publicação, a criança era da comunidade Ketaa, na região do Surucucu, e estava sendo encaminhada para Boa Vista, onde receberia atendimento médico. Ainda não se sabe a idade da vítima. A informação foi repassada à Hekurari por um irmão.

O corpo da criança voltou para Surucucu, para que os indígenas façam o ritual fúnebre da cultura Yanoami. O Reahu envolve deixar o corpo na floresta, para que se decomponha. Depois, o funeral segue com a cremação dos ossos e, então, as cinzas são guardadas até serem enterradas, na despedida final.

Surucucu é considerada uma região de referência para atendimentos de saúde na Terra Yanomami. Lá, há uma unidade básica de saúde com estrutura precária – a enfermaria, onde são internados os indígenas, se resume a um barracão de madeira de chão batido. Mas, é neste espaço que profissionais atuam para atender e salvar a vida de crianças e adultos com doenças causadas pelo garimpo ilegal.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: