Irmãos são presos no interior da Bahia transportando 300 pássaros




A Polícia Rodoviária Federal prendeu, nesta quinta-feira (9), no Km 677 da BR-116, em Jequié, no sudoeste da Bahia, dois homens que transportavam, cladestinamente, mais de 300 pássaros em um veículo GM/Classic. As aves estavam aglomeradas em pequenas gaiolas.

Os policiais começaram a desconfiar ao solicitar os documentos do condutor e do passageiro para consulta nos sistemas informatizados da PRF. Os dois homens, que são irmãos, apresentaram um nervosismo e respostas desencontradas em relação ao destino e motivo da viagem.

Quando revistaram o carro, os policiais encontraram 302 aves silvestres das espécies conhecidas popularmente como canário-da-terra, bigodinho, trinca-ferro, sofrê e papa-capim.

SITUAÇÃO DEGRADANTE




De acordo com a PRF, a situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, a mobilidade e descanso dos pássaros, além disso foi observado que a higienização era precária.

O motorista do veículo e o passageiro assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação. Informaram também que os pássaros foram capturados em Poções e viajavam com destino a Caruaru (PE), onde pretendiam comercializá-los.

Muito debilitados, as aves ficaram sob os cuidados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) de Jequié. Quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat. Os irmãos foram presos em flagrante e responderão por crime ambiental.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: