Itabuna: Jerônimo inaugura nesta sexta-feira colégio estadual em homenagem a Adeum Sauer




Em sua primeira visita oficial a Itabuna, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurará, na manhã desta sexta-feira, dia 03, o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer. A nova unidade de ensino, que começou a funcionar no último dia 06, está instalado na área do antigo CSU-Centro Social Urbano, no bairro Vila Anália, e a solenidade de inauguração está prevista para às oito horas.


Com 24 salas de aula, a escola de tempo integral de Itabuna possui sala multifuncional, auditório 175 com lugares, camarins e área técnica, biblioteca, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica, salas de professores e multimídia, laboratórios de línguas e de informática, dois laboratórios de ciências e sala de dança e vivências corporais.

A unidade escolar, que homenageia o ex-secretário de Educação da Bahia, o professor Adeum Hilário Sauer (foto), conta ainda com refeitório, cozinha industrial, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, campo de futebol society e piscina, entre outros equipamentos. Receberá os estudantes do Colégio Felix Mendonça e terá como diretora Rose Guerra, uma das professoras mais admiradas e respeitadas da rede estadual.

Sociólogo e bacharel em Direito, Adeum Sauer foi professor de Ciências Sociais da Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz. Gaúcho, radicado em Itabuna há mais de quatro décadas, ele faleceu aos 69 anos, vítima de acidente automobilístico na estrada que liga Una a Canavieiras, na noite do dia 18 de setembro de 2021 – mesmo dia em que o educador Paulo Freire completou 100 anos de nascimento.

Profissional que pensou a Educação e contribuiu para elevar elevou o nome de Itabuna para o Brasil, Adeum Sauer foi, por duas vezes – de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004 – secretário de Educação nas gestões do ex-prefeito Geraldo Simões. À frente da pasta, ele implantou a Escola Grapiúna na rede municipal de ensino. Pioneiro na Bahia, o projeto substituiu o ensino serial por ciclos e valorizou a educação de qualidade, inclusão social, participação democrática e valorização da cultura regional.

No período de 2007 a 2009, Adeum comandou a Secretaria estadual de Educação no primeiro governo de Jaques Wagner, quando implantou o TOPA-Programa Todos pela Alfabetização para enfrentar no Estado o grave problema do analfabetismo.

No sul da Bahia, ele foi servidor da Ceplac, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesc, coordenador de Pós-Graduação em Direito Público da FacSul, presidente da Undime-União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e membro do Conselho Nacional de Educação.



Escrita por: Escrito por: Ederivaldo Benedito - Informação ágil, texto leve, comentário objetivo
Notícia da Categoria: DESTAQUE
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: