Da Redação
Exato um mês após assumir a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta quinta-feira existir possibilidade de concorrer à reeleição em 2026, a depender da “situação do país”. Em 2022, antes do pleito de outubro, Lula afirmou que não tentaria outra eleição se vencesse Jair Bolsonaro – “se eleito, serei presidente de um mandato só”, disse na época.
O presidente considera a hipótese de lançar candidatura em 2026 sob duas condições: saúde e cenário do Brasil.
– Se chegar no momento, estiver uma situação delicada e eu estiver com saúde, eu posso [concorrer] – sinalizou Lula em entrevista ao colunista Kennedy Alencar. E brincou: – Mas com saúde perfeita, energia de 40 e tesão de 30.
Em setembro do ano passado, durante ato de campanha em que recebeu o apoio de tucanos, ele anunciou, de forma enfática, que não disputaria um novo mandato. “Todo mundo sabe que não é possível um cidadão com 81 anos querer a reeleição. A natureza é implacável”, enfatizou Lula, de 76 anos, na ocasião.
O presidente completou 77 em outubro, e terá 81 em 2026. Ele já pensa em nomes alternativos para um futuro pleito, e elencou alguns aliados: Rui Costa, Camilo Santana, Flávio Dino e Renan Filho.