Da Redação
Relatório de inteligência do Departamento de Energia dos EUA aponta que o vírus da Covid-19 provavelmente surgiu do vazamento de um laboratório chinês. As informações foram publicadas pelo Wall Street Journal no domingo (26).
Segundo a publicação, a conclusão do documento é considerada de “baixa confiança” pelo próprio departamento. No entanto, é considerada relevante, já que a agência supervisiona uma rede de laboratórios nacionais dos EUA, alguns dos quais conduzem pesquisas biológicas avançadas.
O FBI havia concluído em 2021 que a pandemia provavelmente foi resultado de um vazamento de laboratório na China, mas outras quatro agências e um painel nacional de inteligência ainda julgam que foi resultado de transmissão natural. A CIA e outras agências,ainda estão indecisas.
Ao Wall Street Journal, um alto funcionário da inteligência dos EUA afirmou que a atualização foi feita partir de novas informações, com um estudo mais aprofundado da literatura acadêmica e consulta a especialistas fora do governo.
Apesar das análises divergentes das agências, a atualização reafirmou um consenso existente entre elas de que a Covid-19 não foi resultado de um programa chinês de armas biológicas.