Da Redação
O primeiro “Hub do Agro” na Bahia foi inaugurado na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do estado, no bairro do Comércio, em Salvador. O ambiente foi criado para apoiar projetos de inovação tecnológica do setor, com produtores, incubadoras, desenvolvedores de softwares e startups.
“A Bahia é um estado que vem crescendo assustadoramente em diversas áreas no setor produtivo. Para isso, nós precisamos continuar investindo em pesquisa, inovação e tecnologia”, afirma Humberto Miranda, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia.
Batizado de “Semear”, o espaço tem sala de reunião, auditório, estúdio de produção audiovisual e espaço de convivência. O prédio também possui uma fachada de vidro, proporcionando uma vista panorâmica do bairro.
De acordo com Matheus Ferreira, coordenador de inovação do Confederação de Agricultura e Pecuária (CNA), as margens das atividades agropecuárias são reduzidas, sendo necessária a introdução da tecnologia, como a criação do hub Semear.
Para o presidente da CNA, João Martins, a inovação faz parte da essência da agricultura do país. “A agricultura que se faz hoje no Brasil é de alta tecnologia. Há o de mais moderno, não só para produzir como para controlar custos de produção. É uma variedade imensa do que hoje é possível se fazer com um simples equipamento”, diz João Martins.
O gestor afirma estar contente com a inauguração do hub agro Semear. “Quando se vê um equipamento desse ser inaugurado aqui na Bahia, no setor agropecuário, a gente fica com muito orgulho”, finaliza o presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária.