Dentro do cronograma institucional para ingresso na graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) publicou nesta segunda-feira (27) o edital nº 11/2023, para seleção de estudantes para a Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Rede CUNI), com 440 vagas, e o segundo processo seletivo para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, com 25 vagas e voltado para o público em geral.
As regras gerais indicam o período de inscrição dos dois processos seletivos entre 27 de março e 06 de abril, pelo formulário eletrônico. Para a classificação dos inscritos será usada a maior nota obtida nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos quatro anos. O início das aulas para os participantes do edital é no quadrimestre letivo 2023.2 (que inicia em 29 de maio, conforme o Calendário Acadêmico UFSB 2023).
Rede CUNI
O ingresso à Rede CUNI conta com 440 vagas distribuídas entre os campus Jorge Amado, em Itabuna; Sosígenes Costa, em Porto Seguro; e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, e nos colégios universitários vinculados a cada campus. Os cursos oferecidos na Rede CUNI são licenciaturas interdisciplinares, voltadas para a formação de professores. O primeiro ano de estudos é nas estruturas da rede CUNI nos colégios estaduais, com Componentes Curriculares ofertados durante o primeiro ano do curso, de forma híbrida, com presença em sala e aulas transmitidas por mediação tecnológica. Ao fim deste período, as/os estudantes terão suas matrículas automaticamente transferidas para a sede do campus ao qual o Colégio Universitário está vinculado. Posteriormente, é possível participar dos editais de ingresso nos cursos de 2º Ciclo.
Veja mais informações sobre a Rede de Colégios Universitários neste link.
CST em Produção de Cacau e Chocolate
Os ingressantes no CST já iniciarão suas aulas no Campus Jorge Amado, no segundo quadrimestre letivo do ano. Nesta seleção, o público em geral pode disputar as 25 vagas, em complemento à primeira seleção aberta este ano, voltada para os concluintes do curso técnico em Agroindústria do CEEE Nelson Schaun, pelo programa Itinerário Contínuo.
O CST em Produção de Cacau e Chocolate está vinculado ao Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF). Essa combinação permite a formação de trabalhadores especializados e com acesso a pesquisadores e professores doutores em diferentes campos de conhecimento, principalmente das áreas agronômica e de alimentos.
O perfil do tecnólogo em Produção de Cacau e Chocolate pela UFSB inclui a capacidade de elaborar e acompanhar projetos agrícolas inovadores e sustentáveis; estruturar e analisar projetos agroindustriais que considerem diferentes usos de recursos e resíduos, análise de mercado e tecnologias disponíveis em conformidade com a legislação e com os princípios da sustentabilidade; planejar processos e produção de amêndoas, chocolates e derivados com foco na melhoria da qualidade e transformação do mercado consumidor; atuar nos diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau em funções de organização e gerenciamento; elaborar planos de negócios baseados em estratégias de marketing e turismo com foco na valorização da cultura do cacau.
O número mínimo de quadrimestres letivos para se formar tecnólogo é de nove, equivalente a três anos. A carga horária total soma 3.040 horas, sendo 180 horas de estágio curricular obrigatório. Essa duração deve passar por alguma alteração, tendo em vista que a UFSB passará a funcionar no regime letivo semestral a partir de 2024.
Veja mais detalhes sobre o CST em Produção de Cacau e Chocolate nesta notícia.
Cronograma
Inscrições - 27/mar a 06/abr
Publicação da lista de candidatas/os convocadas/os - 11/abr
Envio da documentação de matrícula - 12 a 16/abr
Publicação da lista de candidatas/os com documentação homologada - 20/abr
Recebimento de recursos contra resultado da homologação da documentação de matrícula - 21 a 24/abr
Publicação dos resultados dos recursos - 27/abr
Publicação da relação de Candidatas/os Habilitadas/os com matrícula homologada - 28/abr
Convocação para verificação de autodeclaração étnico-racial - 28/abr
Período para verificação de autodeclaração étnico-racial - 02 a 04/mai
Resultado da verificação de autodeclaração étnico-racial - 09/mai
Recurso contra resultado da verificação de autodeclaração étnicoracial - 10 e 11/mai
Resultado dos recursos - 17/mai
Documento relacionado
--
Heleno Rocha Nazário
Jornalista - Mestre em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS)
Coordenador do Setor de Jornalismo - ACS