O Bahia reverteu a desvantagem e garantiu a classificação para a final do Campeonato Baiano de 2023. Após perder na ida por 1×0, o Esquadrão se recuperou e goleou o Itabuna por 4 x 1, na tarde deste sábado (18), na Arena Fonte Nova. Os gols foram marcados por Everaldo, duas vezes, e Cauly, também duas vezes. Cesinha descontou.
O Tricolor volta à decisão do Estadual após três anos. A última havia sido em 2020, com o título conquistado sobre o Atlético de Alagoinhas. Neste ano, a final será contra Jacuipense ou Juazeirense. Na ida, o Leão do Sisal venceu por 1×0. A volta será neste domingo (19), às 16h, no Valfredão.
Antes dos duelos decisivos pelo Baiano, o Esquadrão se despedirá da Copa do Nordeste. Na quarta-feira, a equipe, já está eliminada do regional, receberá o CRB, na Arena Fonte Nova, às 21h30.
Pênalti no início para o Bahia iguala placar agregado
Pela necessidade do resultado, o Bahia começou o jogo na pressão para reverter a desvantagem. Enquanto o Itabuna desde o primeiro minuto tentou fazer cera e travar a partida. A estratégia que funcionou melhor foi a do Esquadrão.
Aos 10 minutos, o árbitro viu um toque de mão na bola de Elivelton em uma finalização de Jacaré e marcou pênalti. O bola, no entanto, bateu na perna do atleta do Itabuna. Mesmo assim a penalidade foi confirmada. Everaldo bateu no canto direito, deslocou Thiago Passos e abriu o placar para colocar o placar em igualdade no agregado.
O Tricolor seguiu no campo de ataque em busca do segundo gol para evitar os pênaltis. O melhor momento foi aos 34, quando Chávez cruzou, Cauly chutou e a zaga desviou para fora. Assim, o 1×0 seguiu até o intervalo.
Esquadrão amplia no início e mata o jogo no final
O Bahia voltou do intervalo disposto a matar o jogo e logo no início atingiu o objetivo. Aos 6 minutos, Chávez cruzou, Marcos Victor cabeceou para o meio e Cauly completou para o fundo das redes. O terceiro saiu logo na sequência. Aos 9, Biel deu um bonito drible de corpo em Jan Pieter e cruzou para Everaldo. O atacante apenas completou para o gol para ampliar a vantagem.
O Itabuna, porém, não se entregou e diminuiu o placar. Aos 27, Jacaré derrubou Cesinha na área e o árbitro marcou pênalti. O próprio Cesinha bateu e fez 3×1. Por reclamação, o Bahia ainda ficou com um a menos com a expulsão de Daniel. Mas, logo na sequência, Hebert foi expulso pelo time visitante.
Mas o Bahia evitou sustos nos últimos minutos. Aos 40, Acevedo fez um lançamento para Cauly, que invadiu a área e chutou na saída do goleiro para fechar o placar em 4×1.
Ficha do jogo
BAHIA 4
Marcos Felipe; Marcos Victor, Gabriel Xavier (Kanu) e Rezende; Vitor Jacaré, Acevedo, Daniel, Cauly e Jhoanner Chávez (Matheus Bahia); Biel (Ricardo Goulart) e Everaldo (Diego Rosa). Técnico: Renato Paiva.
ITABUNA 1
Thiago Passos; Deivinho (Luiz Felipe), Lucimário, Jan Pieter e Elivelton Recife (Guilherme Ivo); Hebert, Matheus Chaves e Alex Sandre; Flávio (Joadson), Hitalo (Cacique) e Cesinha.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos.
Assistentes: Daniella Coutinho Pinto e Patrícia dos Reis Nascimento.
Cartões amarelos: Everaldo, Biel e Daniel (BAH); Lucimário, Hebert, Jan Pieter Joadson e Deivinho (ITA).
Cartões vermelhos: Hebert e Jan Pieter (ITA); Daniel (BAH).
Gols: Everaldo (13’/1ºT e 9’/2ºT) e Cauly (6′ e 41’/2ºT) (BAH); Cesinha (31’/2ºT) (ITA).