Da Redação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lançou oficialmente nesta sexta-feira (24), em Salvador, o programa Bahia Sem Fome. Neste primeiro momento, o objetivo é arrecadar alimentos e criar uma rede de distribuição solidária de cestas básicas. Uma das iniciativas será a realização de um show gratuito da cantora Daniela Mercury, marcado para o próximo dia 28, na Concha Acústica, a partir das 15h, para a arrecadação de gêneros alimentícios.
Com ações transversais envolvendo as diversas secretarias do Executivo, com o apoio das prefeituras, câmaras municipais, de entidades religiosas e do terceiro setor, além da iniciativa privada, o objetivo do governo com o Bahia Sem Fome é tirar da zona de insegurança alimentar e nutricional um público estimado em duas milhões de pessoas no estado.
“Nessa primeira etapa, faremos o mutirão para a doação de alimentos. Na segunda etapa, vamos precisar da Assembleia Legislativa para termos orçamento para o programa. Afinal, se não virar lei, não é política pública. Vamos colocar os pobres e famintos no orçamento. Se for preciso, vamos até segurar algumas obras para comprar comida”, discursou Jerônimo no ato, que aconteceu no colégio estadual de Vila Canária e contou com a presença de políticos, dirigentes de órgãos estaduais, empresários, movimentos sociais e autoridades do Ministério Público e do Judiciário.
Jerônimo pediu ajuda a toda sociedade para que o Bahia Sem Fome dê certo. “Quem puder ajudar, que ajude de sua maneira. Empresários donos de empresas de transporte, por exemplo, podem nos ajudar a levar o alimento. E todos precisam ajudar a identificar, a enxergar essas pessoas que têm fome”, frisou.
O governador também anunciou que o programa poderá contar, no futuro, com um auxílio financeiro para complementar o Bolsa Família. Ele disse que a Secretaria da Fazenda (Sefaz) está estudando a medida. Não há informações ainda sobre valores.