Da Redação
Após dez dias de greve dos lixeiros em Paris, quase seis toneladas de lixo se acumulam nas ruas da capital francesa (foto), um dos principais destinos turísticos do mundo, informa a agência Reuters.
Os garis são uma das categorias que protestam contra a proposta do presidente francês, Emmanuel Macron, para reformar a Previdência no país. Já aprovado no Senado, o projeto de Macron será votado novamente pelas duas Casas do Parlamento francês nesta quinta-feira (16).
Pela lei atual, lixeiros e motoristas de caminhões de lixo na França podem se aposentar aos 57 anos; a reforma prevê aumentar essa idade para 59 anos. O sindicato da categoria alega que a expectativa de vida dos garis é muito mais baixa que a da média da população.
“No geral, a reforma proposta no início de janeiro pelo governo prevê aumentar a idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos a partir de 2030”, escreve a Folha. O governo de Macron alega que a proposta é necessária para evitar o colapso do sistema e prevê uma economia de mais de R$ 100 bilhões até 2030 caso ela seja aprovada.