As 35 famílias do assentamento Maçaranduba, localizado no município de Maraú, no Litoral Sul da Bahia, entregam alimentos, quinzenalmente, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Os produtos são deixados em Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) de quatro povoados do município de Maraú.
Em maio, mais três caminhões carregados de produtos agrícolas sairão do assentamento que também participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os destinos são as escolas da cidade de Maraú e do povoado Ibiaçu.
Programas
O assentado e presidente da associação do Maçaranduba, Gutemberg Pimentel, destaca que os programas evitam o desperdício da produção. “Já plantei lavouras e perdi a produção porque não tinha para quem vender. Agora vai ser o contrário, ampliamos as plantações do Maçaranduba para dar conta da demanda”, frisa.
As entregas através do PAA englobam alimentos saudáveis como: abóbora, mamão, abacaxi, cana-de-açúcar, pinha, banana, abacate, acerola, aipim (mandioca), laranja e cacau.
Segundo Pimentel, o cuidado com as verduras, raízes, hortaliças e frutas são marca do Maçaranduba. “Selecionamos os produtos antes das entregas, pois enviamos o melhor de nossas lavouras”, ressalta Pimentel.
Para ele, fazer parte dos programas de entrega e compra de alimentos é uma vitória para as famílias do assentamento. “É um dinheiro certo que chega à comunidade. Estamos muito satisfeitos”, conclui Pimentel.
PAA
O programa é gerido por meio dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Criado em 2003, o PAA objetiva contribuir para a segurança alimentar e nutricional e fortalecer a produção de alimentos da agricultura familiar. Já participaram do programa 500 mil agricultores familiares, de acordo com dados divulgados pela Conab.
PNAE
De acordo com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
O programa oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa a estados, municípios e escolas federais, recursos para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados.
Assessoria de Comunicação Social do Incra na Bahia