PM vai empregar 6 mil policiais na Micareta de Feira




Da Redação

A Polícia Militar da Bahia montou um planejamento operacional envolvendo cerca de seis mil policiais militares para oferecer mais segurança aos foliões na Micareta de Feira de Santana 2023, que acontece entre os dias 19 e 23 de abril, na segunda maior cidade baiana, localizada a 110 quilômetros da capital baiana.

Os policiais militares estarão distribuídos em patrulhas, em 34 Postos Elevados de Observação (PEO), nos oito portais de abordagem e no entorno da festa, garantindo mais tranquilidade para quem vai acessar o Circuito Maneca Ferreira, que fica na Avenida Presidente Dutra. De forma inédita neste ano, o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) implantará um Posto Estratégico de Observação, que reunirá equipes de inteligência, planejamento operacional e assessoria de comunicação.

Além do circuito principal, as ações da PM estarão voltadas para o Espaço Charles Albert (Praça da Kalilândia), Espaço Reggae e na Estação Rodoviária, bem como a Avenida Presidente Dutra e as ruas Frei Aureliano, Vasco Filho e Rio Amazonas.

O esquema de segurança envolve o apoio operacional de viaturas, (carros, motos e caminhões) cavalos, helicópteros, drones e aviões, atuando nos serviços de segurança pública e de emergência. Serão utilizados detectores de metal, câmeras de monitoramento, inclusive com reconhecimento facial e cães farejadores. Ao todo, o investimento da PM no evento é de mais de R$ 5 milhões, envolvendo toda a logística e pagamento de hora extra ao efetivo empregado.

Folia em Paz

No período da Micareta de Feira de Santana serão intensificadas as ações ostensivas nos principais corredores de tráfego com a Operação Folia em Paz. Essa ação reforça a segurança nas principais vias e nos trajetos dos foliões até a festa (na ida e volta para casa), além da varredura no Circuito Maneca Ferreira antes do desfile das atrações.

O policiamento da Operação também dará atenção especial aos meios de transporte (ônibus, táxis, carros por aplicativo) e nos pontos de ônibus. Diariamente, a PM empregará 40 guarnições das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp, 35 motos dos esquadrões de motociclistas e equipes da Cavalaria.

Documentos perdidos

O serviço é disponibilizado pela Polícia Militar para garantir que o folião resgate seu documento de identificação perdido. Ao encontrar documentos perdidos, os policiais levam para o posto de comando da área de atuação e depois esse material será encaminhado ao posto de coleta e separação que funcionará no Instituto Educacional Gastão Guimarães (IEGG), onde também haverá equipes da Ouvidoria e Corregedoria Setorial.
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