Da Redação
As agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na China podem destravar o projeto da Ponte Salvador-Itaparica, uma das promessas dos governos petistas na Bahia há pelo menos 10 anos. Isso porque o governo Lula deve tratar o projeto como uma das obras prioritárias para o país, segundo informou o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, em entrevista à rádio A Tarde FM.
Segundo ele, está prevista uma reunião entre o presidente, o governador baiano e representantes do consórcio chinês responsável pela ponte durante a viagem que Lula faz ao país asiático. Ele partiu ontem para a China, após adiar a agenda por questões de saúde.
Segundo Rui Costa, outra obra prioritária é a instalação da fábrica da BYD no local onde ficava a antiga Ford em Camaçari. De acordo com o ministro, esse olhar sobre a Bahia se justifica, por conta das relações comerciais do estado já desenvolvidas com a China. “A Bahia é um dos três estados com o maior número de relações comerciais com a China. Exemplo disso é a presença da Huawei, empresa que fornece tecnologia para o sistema de reconhecimento facial na área de segurança pública”.
Obras paradas
Durante a entrevista, Rui Costa afirmou também falou sobre o número de obras paradas no Brasil e que devem ser retomadas pelo governo Lula. “São 14 mil obras paradas, 4 mil só na área de educação. Para podermos suprir essa demanda diante da limitação de orçamento, uma alternativa é a busca pelas Parcerias-Público-Privadas”, apontou.
Rui ainda rechaçou a pecha de linha dura, após rumores de suas relações com os colegas de ministério. Ele afirmou que muito do que é publicado no noticiário político não passa de “folclore”, a exemplo do controle de tempo de fala durante as reuniões ministeriais.