O prefeito Mário Alexandre prestigiou no último domingo (23) a missa solene em honra a São Jorge, padroeiro de Ilhéus. A data está entre as mais tradicionais e importantes do calendário da Igreja Católica. A comunidade lotou a Igreja Matriz num clima de fé, devoção e agradecimento. A programação também contou com a presença do vice-prefeito, Bebeto Galvão, dos secretários municipais e vereadores.
“O dia de São Jorge é um momento singular na nossa história. Momento de renovar a fé e também de pedir a Deus orientação e misericórdia, para que essas chuvas cessem o mais rápido possível. Vamos seguir firmes lutando por dias melhores para a nossa amada cidade de Ilhéus e para o nosso povo”, disse o gestor.
Após encerramento da missa, o prefeito se dirigiu à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para reunião com a equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O encontro teve como objetivo traçar estratégias de enfrentamento da crise ocasionada pelas fortes chuvas que assolam o município desde a última sexta-feira (21).
Padroeiro de Ilhéus – De acordo com a tradição católica, São Jorge foi um soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado, tempos depois, como mártir cristão. O santo padroeiro é imortalizado na lenda em que mata o dragão.
Apesar de sua história se basear em documentos lendários apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. Além de São Jorge, Ilhéus tem como padroeira Nossa Senhora das Vitórias, cuja festa é celebrada em 15 de agosto. Já São Sebastião é padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município.
por Jéssica Alves, Sucom