Da Redação
O jornalista Aguirre Talento, colunista do Portal UOL, informa nesta quinta-feira (20) que o mais recente foco de irregularidades detectado na Codevasf, estatal sob influência política do líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), envolveu diretamente um familiar do parlamentar.
De acordo com o colunista, seu primo Thiago Nascimento Vieira foi alvo de uma operação da Polícia Federal na Bahia e admitiu aos investigadores que cometeu fraudes em ofícios de deputados para desviar tratores bancados pela estatal e vendê-los a particulares, embolsando o dinheiro do negócio. O prejuízo estimado aos cofres públicos foi de R$ 380 mil, mas parte dos bens foi recuperada.
Thiago foi preso pela PF em 11 de janeiro e obteve liberdade um mês depois. A PF concluiu o inquérito em fevereiro e indiciou o primo de Elmar Nascimento pelos crimes de peculato (desvio de recursos públicos), destruição de documentos públicos e associação criminosa. O UOL teve acesso a detalhes inéditos da investigação, que tramita sob sigilo na Justiça Federal da Bahia. Clique aqui para ler a denúncia completa.