Da Redação
Professores de universidades estaduais da Bahia realizam uma paralisação nesta quarta-feira (12). Uma mobilização está prevista para ocorrer às 9h30, na Praça do Campo Grande.
A paralisação deixa sem aulas cerca de 26 mil alunos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Os professores pleiteiam reajuste salarial e abertura da mesa de negociação com o Governo do Estado. Segundo o Fórum das Associações Docentes (ADs), todos os professores das instituições aderiram ao movimento.
O objetivo do ato é chamar a atenção do governo e dialogar com a sociedade sobre as perdas salariais que a categoria enfrenta nos últimos oito anos.
Na avaliação das Associações Docentes, a política estadual de desvalorização do trabalho dos professores nas universidades estaduais têm prejudicado o fortalecimento do ensino superior público baiano e colocado esses profissionais em posições cada vez mais precarizadas.