Salvador tem previsão de mais chuva nesta semana




Da Redação

A chuva que causou alagamentos e prejuízos materiais para os moradores da capital baiana deve seguir nos próximos dias. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta terça-feira (25), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia. Há risco de deslizamento de terra devido aos acumulados de chuva dos últimos dias.

A Codesal ainda afirma que a situação desta segunda-feira (24), foi gerada por um resquício de uma frente fria, que já estaria se afastando do solo soteropolitano.

Ao longo da semana, a atuação de uma massa de ar quente e seca deverá reduzir as possibilidades de chuvas. Para o sábado (29), e o domingo (30), é esperado céu parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia. As temperaturas durante o período deverão variar entre mínima de 24°C e máxima de 31°C.

Ocorrências – A Defesa Civil de Salvador ainda disse que realizou vistoria em obra realizada em supermercado, na Rua Felipe Neto, Estrada das Barreiras (Cabula), onde ocorreu um deslizamento de terra, na manhã de hoje, 24, ocasionada pelas fortes chuvas registradas em Salvador, e que atingiu 10 imóveis, causando danos materiais.

Os responsáveis pelo empreendimento foram notificados pela Codesal a procederem o ressarcimento dos proprietários e a limpeza do local.

A Sedur também emitiu notificação para que os responsáveis pela obra promovam a drenagem das águas pluviais, bem como a limpeza da lama provocada pela obra de terraplanagem, sob pena de medidas ficais cabíveis, cientificando que durante as obras o proprietário e o responsável técnico deverão preservar a segurança e integridade das propriedades vizinhas.

Acumulados – Os maiores acumulados de chuva registrados pela Defesa Civil de Salvador foram contabilizados nas estações pluviométricas de Calabetão (104,4 mm), São Marcos – Baixa de Santa Rita (91,0mm), Itacaranha (87,8mm), Plataforma (84,4mm) e Pau da Lima (84mm), devido a atuação dos resquícios de uma frente fria associado as altas temperaturas do Oceano Atlântico.

Por causa dos acumulados acima dos 80mm em 72h, e a previsão da continuidade das chuvas, a Codesal passou a atuar no nível de Atenção, seguindo os protocolos do Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC).

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: