Futuro presidente do PP da Bahia terá mandato de três anos, decide Executiva; Mário Júnior vai suceder João Leão




Da Redação

O PP realizou nesta terça-feira (25), em Brasília, a convenção nacional do partido que reelegeu o senador Ciro Nogueira (PI) para o comando da sigla. Além disso, houve uma mudança no estatuto da legenda, com a prorrogação do mandato do presidente de dois para três anos. A decisão vale para os diretórios estaduais e tem impacto direto na disputa pela sucessão do deputado federal João Leão na presidência da legenda na Bahia.

No final desta tarde, haverá, em Brasília, mais uma reunião entre Ciro Nogueira e os deputados federais do partido na Bahia para tentar fechar um acordo sobre a sucessão de Leão. Parte da Executiva estadual da sigla também participará, incluindo o secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão.

O Toda Bahia apurou que já está decidido que o próximo presidente do PP baiano será o deputado federal Mário Negromonte Júnior. Entretanto, as cúpulas nacional e estadual do partido articulam uma forma de acomodar o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que disputava o posto.

Há alguns dias, Carletto aceitou a proposta de João Leão de fazer um rodízio no comando da sigla, sendo o segundo da fila, mas queria mandatos de um ano, ou seja, a decisão da Executiva nacional de alterar o estatuto contrariou o pepista, que tem ameaçado nos bastidores deixar o PP e levar um grupo de prefeitos com ele.

A validade da atual Executiva do PP da Bahia termina em 3 de maio. Ou seja, o partido tem até esta data para fazer a convenção e definir o novo comando estadual. Caso contrário, caberá a Ciro Nogueira prorrogar temporariamente o mandato de João Leão por pelo menos 30 dias. Isso porque os pepistas querem que a decisão sobre a sucessão seja tomada por acordo, sem bate-chapa. Se houver bate-chapa, Mário Negromonte Júnior ganha a disputa, pois tem maioria no diretório.

Na visão da maioria dos pepistas, Mário Negromonte Júnior dialoga melhor com as duas alas internas do partido, a que defende a reaproximação com o PT e a que prefere seguir no grupo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União). Além disso, o próprio Ciro Nogueira apoia o nome do parlamentar.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: