O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da Bahia (FETIPA), em parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), promoveu o encontro FETIPA Macrorregiões 2023, na última segunda-feira (29), no auditório da Justiça Federal em Ilhéus.
A ação contou com a participação de toda a rede de proteção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município e das cidades de Gandu, Igrapiúna, Una, Wenceslau Guimarães, Itabuna, Ubaitaba e Itajuípe.
Um dos principais focos do FETIPA é sensibilizar a rede de proteção em relação ao trabalho infantil, proporcionando o diálogo entre os atores envolvidos e fomentando o planejamento de ações integradas que fortaleçam as atividades nas macrorregiões.
A gestora da Média Complexidade, Edlena Vaz, representou o titular da SPS, Rubenilton Silva. “Esse evento é de extrema importância, pois estamos diante de um tema que exige nossa atenção e ação imediata. O trabalho infantil é uma violação dos direitos fundamentais das crianças, por esse motivo estamos nos esforçando para reunir especialistas, profissionais, representantes governamentais e não governamentais e membros da sociedade civil para se mobilizarem em prol dessa luta”, afirmou.
A integrante da equipe do FETIPA, Gildete Brito, falou sobre a importância do encontro. “Estamos comprometidos até o ano de 2025 em erradicar toda forma de trabalho infantil no Brasil. Avançamos nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito”.
A programação do evento contou com apresentações, formações e debates, além de apresentação de dados do trabalho infantil no território, apresentação do fluxo de atendimento de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, exercício da construção de fluxo de atendimento de criança em situação de trabalho infantil - estudo de caso, apresentação da produção dos grupos e formação do grupo intersetorial, informe sobre a feira de boas práticas, avaliação e encerramento das oficinas.