Gleisi Hoffmann diz que governo precisa “reaver” a Eletrobras




Da Redação

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou as redes sociais nesta segunda-feira (8/5) para criticar a privatização da Eletrobras e defender que o governo precisa “reaver” a empresa.

O governo Lula tem manifestado a intenção de contestar a privatização da companhia. A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou, na última sexta-feira (5/5), uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido liminar para que a Corte declare parcialmente inconstitucionais dispositivos da Lei de Desestatização da Eletrobras, aprovada pelo Congresso em 2021.

Queda – As ações da Eletrobras caem mais de 3% nesta segunda-feira, após a Advocacia-Geral da União ter ajuizado ação no Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo a declaração parcial de inconstitucionalidade da lei de privatização da Eletrobras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos que assinam o processo. O objetivo da ação e rever o ponto da lei quer reduz o poder de voto do governo na gestão da empresa.

A Eletrobras divulgou fato relevante na manhã desta segunda-feira em que afirma ter tomado conhecimento da ação por meio de notícia publicada em site da AGU. Por volta de 10h25, as ações Eletrobras ON (ordinárias, com direito a voto) caíam 3,30% e Eletrobras PN (preferenciais, sem direito a voto) tinham queda de 3,19%.

Críticas – O movimento do governo federal foi criticado pelo presidente do Senado, Rodrigo PachecCro (PSD-MG), em agenda na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta segunda. Pacheco disse ser necessário “aceitar essa realidade”.

No domingo (7/5), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a intenção do governo federal de questionar a privatização da Eletrobras traz “uma preocupação muito forte”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: