Ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito Mário Alexandre assinou nesta sexta-feira (19) o Protocolo de Intenções para Constituição do Consórcio Público de Saúde da Região de Ilhéus. O ato aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em Salvador, e contou com a presença de autoridades, lideranças políticas e prefeitos dos municípios que integram o consórcio.
A assinatura formaliza a instalação da Policlínica Regional de Saúde, construída próximo ao Hospital Costa do Cacau e cujas obras estão avançadas. Orçada em R$ 19 milhões, a unidade vai ampliar a assistência e assegurar diversos serviços para aproximadamente 400 mil habitantes do sul da Bahia.
“Um momento muito importante. Assinei o protocolo de intenções para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento da nossa região. No segundo semestre vamos inaugurar a Policlínica Regional de Ilhéus e ampliar a oferta de serviços especializados de média e alta complexidade. Agradeço à equipe do Governo do Estado e ao governador Jerônimo Rodrigues por mais esse presente para nosso povo. Tudo começou com o nosso atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, que devolveu dignidade aos baianos. Vamos continuar unidos em prol da nossa gente”, ressaltou Mário Alexandre.
Estrutura – A Policlínica contará com diversas especialidades, entre elas: anestesiologia, cardiologia Clínica, cirurgia geral, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, mastologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria e urologia.
Também serão realizados exames de ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros.
Além de descentralizar os serviços, a ampliação da estrutura física dos estabelecimentos de saúde diminui os custos com atendimento e deslocamento dos munícipes para outras regiões. O governador destacou a importância dos recursos federais e da criação de consórcios para o fortalecimento da parceria entre o Estado e municípios no cuidado à saúde dos baianos.