Na próxima segunda-feira (29), às 14h30, no Centro Histórico de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues, alvo de críticas de oposicionistas pela elevação crescente do índice de criminalidade no estado, contará com a presença do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino na capital baiana, ocasião em realizarão uma série de entregas para fortalecimento das ações na área de segurança da Bahia. Não há confirmações se o ministro da Casa Civil, Rui Costa marcará presença no ato.
A agenda começa na sede do 18º Batalhão da Polícia Militar, com a inauguração de uma sala de videomonitoramento. Além do suporte e equipamentos para operacionalizar o trabalho de reconhecimento facial, o 18º BPM recebeu reforço de 96 câmeras, instaladas para monitorar toda a área do Centro Histórico.
O governador entregará, ainda, motocicletas, que serão direcionadas às unidades operacionais da capital e do interior; além de viaturas, para fortalecer Batalhões e Companhias de Polícia Rodoviária. Os veículos serão apresentados no Largo do Cruzeiro/Terreiro de Jesus. Também anunciará efetivo que passará a dar suporte às ações de segurança no Centro Histórico e bairros adjacentes.
Em seguida, no Largo do Pelourinho, o ministro Flávio Dino lançará o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) no estado, com a entrega de mais viaturas, drones, armamentos e kits da Força Nacional.
Recentemente, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB), censurou a postura do governador diante dos casos de insegurança na Bahia, em especial na capital baiana. Ele disse ter esperança que o petista “assumisse a sua responsabilidade no combate à criminalidade para proteger os baianos”.