Com o anúncio feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o fim da emergência internacional sanitária causada pela Covid-19, os órgãos e entidades da área da saúde chamam a atenção da população para a importância da vacinação contra a doença. Conforme a OMS, apesar de a emergência ter acabado, a ameaça ainda existe. Atualmente, o vírus mata uma pessoa a cada três minutos no mundo.
A Prefeitura de Ilhéus destaca que mantém a estratégia de vacinação de todas as pessoas acima de 18 anos, com aplicação do imunizante bivalente da Pfizer. A recomendação é para quem recebeu ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário, respeitando o intervalo mínimo de quatros meses da última dose recebida.
A resposta imunológica frente às novas variantes visa reduzir a probabilidade de desenvolvimento de formas graves da doença, principalmente em pessoas pertencentes aos grupos de risco.
“A pandemia não acabou. Precisamos seguir as orientações e manter o esquema vacinal atualizado. Eu peço a todos que se vacinem. Só assim poderemos reduzir o risco de contaminação e agravamento de casos da doença. Vacina é vida”, disse o prefeito Mário Alexandre. O gestor frisou que a eficácia das estratégias depende do comprometimento da população.
A Secretaria de Saúde (Sesau) desenvolve ações pontuais a fim de garantir a aplicação do imunizante e ampliar a cobertura vacinal no município, incluindo serviços itinerantes para mobilizar o maior número de pessoas. A vacinação está disponível nas unidades de saúde previamente informadas, conforme o horário de funcionamento das salas de imunização.
Confira o cronograma da vacinação Covid-19 e Multivacinação