Da Redação
O governo russo classificou como uma decisão “extremamente hostil” a entrega de mísseis de longa distância pelo Reino Unido para a Ucrânia, anunciada na quinta-feira (11). Ao comentar o assunto nesta sexta (12), um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que Londres busca “uma agravação séria” do conflito.
A medida “visa inundar ainda mais a Ucrânia de armas”, complementa o texto. “A Rússia se reserva o direito de tomar todas as medidas necessárias para neutralizar as ameaças que podem resultar da utilização de mísseis de cruzeiro pela Ucrânia.”
O ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, disse que o Reino Unido vai entregar aos ucranianos mísseis de cruzeiro Storm Shadow, com alcance superior a 250 quilômetros, mais do que qualquer outro armamento fornecido a Kiev até o momento pelos países ocidentais.
“A doação destes sistemas de armas oferece à Ucrânia a melhor chance de defesa contra a agressão contínua da Rússia, em particular dos ataques deliberados contra a infraestrutura civil ucraniana, que são contrários ao direito internacional”, justificou o ministro britânico, no Parlamento.
O míssil Storm Shadow foi desenvolvido em conjunto por Reino Unido e França e teria a capacidade de atingir áreas no leste da Ucrânia, controladas pelas tropas russas. “A Ucrânia tem o direito de defesa. O uso do Storm Shadow permitirá à Ucrânia provocar o recuo das forças russas estabelecidas em território soberano ucraniano”, destacou Wallace.