A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) marca presença no 5º Encontro Territorial Baiano de Educação do Campo. O evento está sendo realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e se estende até esta sexta-feira (12), com oficinas, palestras e minicursos. O encontro é voltado aos secretários de Educação, gestores, educadores, coordenadores que atuam na Educação Básica e Superior, representantes dos Conselhos Municipais de Educação e de cooperativas, e associações da agricultura familiar e dos movimentos sociais.
O seminário abre as atividades do Programa de Formação de Educadores do Campo (Formacampo) para o ano de 2023. Conforme a Seduc, a iniciativa objetiva realizar estudos em interlocução com a agroecologia, além de propiciar socialização de pesquisas e experiências dos profissionais que atuam na educação do campo e na agricultura familiar.
Para a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, o Formacampo se configura como um instrumento para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade em Ilhéus. “Sabemos que a realidade do campo apresenta desafios únicos, e por isso é importante que nossos educadores obtenham ferramentas e métodos para lidar com essas especificidades”, ressaltou.
A professora Leila Tito, coordenadora da Educação do Campo do Município, representou a Seduc no evento.
O Formacampo é um programa de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), como ação do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (Gepemdecc/PPGEd/UESB), em parceria com a UESC, Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual da Bahia (UNEB/Lapa).
No encontro são abordados planejamento anual, formação contínua de docentes, planejamentos pedagógicos, Diretrizes Municipais de Educação, classes multisseriadas, dentre outros assuntos.