O Sistema de Reconhecimento Facial, ‘case de sucesso’ da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), acaba de ser anunciado como um dos finalistas da primeira edição do ‘Prêmio Acelera BPM 2022-2023’, premiação realizada pela Association Of Business Process Management Professionals International (ABPMP), organização norte-americana profissional sem fins lucrativos que se dedica ao avanço dos conceitos de gestão de processos de negócios e suas práticas.
Playvolume00:00/00:51TruvidfullScreen
Conforme a responsável pela Coordenação de Processos da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP) da pasta, major Tatiana Eleutério, o trabalho de gestão por processos foi submetido por ela ao concurso e avaliado por uma banca especializada diante de outras dezenas de projetos de vários estados.
Para o pleno funcionamento, o projeto conta com a integração da Siap, responsável pelo tratamento dos dados, análise e desenho do processo por trás da operação, e das Superintendências de Tecnologia (Stelecom), com a execução do sistema, e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), no quesito tecnologia empregada.
O sistema tecnológico da pasta passou por duas fases do processo de seleção e passará por votação aberta ao público no mês de Junho. Ele concorre na categoria pública com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com o case sobre a Gestão de Processos Integrada ao Planejamento Estratégico – Uma Aplicação no Setor de Compras Públicas.
“Para nós esse reconhecimento sacramenta o sucesso da ferramenta da SSP, principalmente no momento em que conseguiu auxiliar na captura de quase 810 foragidos da Justiça. Sem os processos por trás dela e sem aplicação e operação, o Reconhecimento Facial não seria o que ele é”, finalizou a major.